Festa Junina: Rimas

atividade festa junina rimas

Essa atividade é indicada para o 3º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 2º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a identificação das rimas presentes na cantiga junina.

O trabalho com rimas é muito importante para as fases de alfabetização, no 3º ano, em que esse processo precisa ser finalizado, é uma atividade que contribuirá àqueles alunos que não adquiriram tal habilidade.

Inicialmente sugere-se que o professor traga à sala de aula a cantiga "Antônio, Pedro e João", cantando junto com os alunos, acompanhando com a letra presente na atividade. Feito isso, na primeira atividade pede-se que os alunos circulem da mesma cor, na cantiga, as rimas. Relembre tal conceito com os estudantes e, dependendo do nível da turma, esta atividade pode ser realizada coletivamente, em duplas produtivas ou de forma individual. As rimas são: CASAR-ALTAR, QUEIMANDO-CHORANDO, SUBINDO-FUGINDO, FOGUEIRA-BEBEDEIRA. Sugere-se que, coletivamente, levantem as características dos pares de palavras pintados, para que, aqueles que ainda não perceberam, vejam que as sílabas finais dessas palavras terminam com o mesmo som e, na maioria das vezes, até com as mesmas letras.

Por fim, na atividade 2 solicita aos estudantes a separação de sílabas das palavras que representam as imagens e que escrevam, aos menos quatro rimas para cada uma delas. As palavras são BOLO - FOGUEIRA ou FOGO - PIPOCA - BALÃO. Algumas sugestões de rimas:

BOLO - rolo, tolo, tijolo, miolo, etc.

FOGUEIRA- mangueira, fofoqueira, figueira, encrenqueira, beijoqueira, etc.

PIPOCA- fofoca, paçoca, tapioca, maloca, coroca, choca, foca, etc.

BALÃO- pião, peão, macarrão, feijão, coração, etc.

Aproveite o tema e explore as possibilidades que este permite, trazendo elementos da cultura local, como comemoram, a história da festa em sua cidade/região, as características, vestimentas, cantigas, comidas típicas, como é comemorada em diferentes regiões do Brasil. Apesar de ser uma festa originalmente religiosa, tornou-se parte da cultura brasileira como uma homenagem ao homem simples do campo.



HABILIDADES:

EF03LP01- Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

EF03LP02- Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

EF03LP05- Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

EF03LP27- Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.

EF35LP23- Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

EF35LP27- Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade